Os Caminhos de Santiago

Descrição

Plano de viagem

Santiago de Compostela é capital e uma das mais importantes cidades da Galiza (Espanha). A cidade é um dos principais centros de peregrinação cristãos do mundo, graças Túmulo de S.Tiago, uma das relíquias mais sagradas do Cristianismo. Milhões de peregrinos percorrem todos os anos o Caminho de Santiago até esta cidade, e até à sua majestosa catedral, verdadeiro ex-libris da cidade.

Aqui, terminamos o ciclo d'Os Caminhos do Quinto Império. Esta viagem é o culminar de sete peregrinações que revelaram as energias e a simbologia específicas de sete pontos-chave de um deambular pelo universo de símbolos e significações em Portugal; o deambular do peregrino, de quem se perde para se encontrar.
Experiência de 3 dias, 2 noites

+ Primeiro dia: Lisboa > Santiago de Compostela

+ Segundo dia: Santiago de Compostela

+ Terceiro dia: Santiago de Compostela > Lisboa


Itinerário

 

Dia 24 de Março


Lisboa - Santiago de Compostela

Saímos de Lisboa, em direcção a Santiago de Compostela.

Em Tui, visitamos a Catedral de Santa Maria, o monumento mais representativo da cidade, construído entre os séculos XII e XII, e em Padrón a Igreja paroquial de Santiago de Padrón, cuja pedra que se encontra por baixo do altar fazia parte da antiga ara a Neptuno e onde, segundo a lenda, foi presa a barca que transportava o corpo de Santiago.

Retomamos a viagem para Santiago, para alojamento em Hotel na cidade.

Tempo livre para jantar e passear.

Dia 25 de Março


Santiago de Compostela

Entramos em Santiago pela Porta de Mazarelos, a Porta da Via da Prata, e a única que resta da antiga muralha da cidade, da qual persistem apenas alguns lanços. Esta rodeava a cidade, até ter sido derrubada no século XIX. A sétima porta era a de Mazarelos.

Daí, partimos numa peregrinação por sete pontos chaves da cidade, sete igrejas que transbordam de simbolismo: a Igreja de Santa Maria Madalena; a Igreja de Santa Maria do Caminho; a Igreja de São Bento; a Igreja de São Miguel dos Agros; a Igreja de São Martim Pinário; a Igreja de São Francisco; e terminamos na Igreja da Corticela e Catedral de Santiago.

Jantar de grupo, com tertúlia no Hotel.

Dia 26 de Março


Santiago de Compostela - Lisboa

Visitamos Monte Gozo, uma pequena elevação a partir da qual os peregrinos que fazem o Caminho Francês têm pela primeira vez a visão das torres da catedral de Santiago. Os últimos 5 km do percurso de volta a Santiago são feitos a pé, para sentirmos a mesma emoção que os peregrinos experimentam ao terminar a peregrinação, entrando na cidade após o seu longo caminho.

Na Catedral de Santiago assistimos à missa do Peregrino (às 12h).

Regressamos depois a Lisboa.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 Interessado? Adquira esta experiência na nossa loja online                                   

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::